O melhor remédio é a prevenção.
- Valéria Meira
- 4 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Evitarmos certos comportamentos que facilitam que a doença se inicie em nosso organismo é indispensável para cuidarmos da nossa saúde e bem estar.
Lembre-se!
- Cigarros, charutos e cachimbos provocam dependência e causam doenças graves para quem fuma e também para os não fumantes expostos à fumaça. Quem para de fumar reduz o risco de adoecer, respira melhor, tem mais paladar, dentes mais claros, hálito normal e ajuda a manter um ambiente livre de fumaça. Além disso você está ajudando a manter o ambiente livre de fumaça e não exposto seus familiares e amigos ao riscos do fumantes passivo.
- Evite a exposição ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção solar. Como chapéu, camiseta, óculos, barraca e filtro solar. Procure ficar ou andar, preferencialmente, na sombra. O filtro solar deve conter fator de proteção solar FTS 15 ou mais e ser aplicado nas áreas expostas ao sol, 30 minutos antes da exposição e repetido a aplicação do protetor a cada 30, 50 min, enquanto estiver exposto ao sol.
- Evite tomar bebidas alcoólicas. Isso está associado a acidentes de trânsito e diversas doenças como o cancêr, cirrose e alcoolismo. O risco de cancêr da boca ocorre em dose dupla para fumantes.
- Toda mulher com 40 anos ou mais deve fazer auto-exame das mamas mensalmente e ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde médico(a) ou enfermeiro(a), uma vez por ano. Caso tenha mãe ou irmã com cancêr de mama antes da menopausa, deverá realizar exame clínico das mamas e mamografia anualmente.
- O exame preventivo (Papanicolaou) é muito importante. A cada três anos a mulher deve se submeter a este exame se:
- tem vida sexual ativa
- teve dois exames negativos, com intervalo de um ano.
Para mais informações entre em contato com a gente na página de Contatos e tire suas dúvidas!

Comments