A Queda de Cabelo, A Alopecia
- Valéria Meira
- 6 de mai. de 2015
- 3 min de leitura
Receber o diagnóstico de câncer não é fácil e com ele surgem inseguranças e dúvidas. Além de lidar com a doença, os pacientes também enfrentam os efeitos colaterais do tratamento, entre eles a queda de cabelo, geralmente decorrente da quimioterapia.
Depois das náuseas e vômitos, a queda de cabelo é um dos principais efeitos colaterais da quimioterapia. Isso ocorre porque ela atua tanto nas células cancerígenas quanto nas saudáveis, e atinge principalmente as células que se multiplicam com mais rapidez, como os folículos pilosos, responsáveis pela produção dos cabelos. Além da perda dos cabelos, a quimioterapia também faz com que os pelos do corpo também caiam.
A queda dos cabelos não é imediata e começa a acontecer com 14 a 21 dias depois da primeira sessão de quimioterapia. Eles voltam a nascer cerca de 90 dias após o fim do tratamento, em alguns casos, um pouco mais crespos. A utilização de xampus e loções especiais não evita que os cabelos caiam. Apesar de preocupar mais as mulheres, a perda dos cabelos ocorre da mesma forma para os homens e a idade também não influencia na queda.
Famosos que enfrentaram o câncer, como Patrícia Pillar, Reynaldo Gianecchini e Ana Maria Braga não esconderam a queda de cabelo durante o tratamento.

É importante lembrar que nem toda a quimioterapia faz com que ocorra a queda de cabelo. Essa diferença acontece, pois há um grupo de compostos químicos que provoca esse tipo de efeito colateral. Os tipos de câncer mais comuns e que exigem um tratamento mais forte, como o câncer de mama, leucemias e linfomas são combatidos com remédios que ocasionam a queda. A dose a ser aplicada em cada paciente também influencia na queda ou não do cabelo.
Para a médica Dra. Lisiane Anzanello, a aceitação é o principal ponto a ser trabalhado pelo paciente sobre a perda do cabelo. “Os pacientes precisam entender que o tratamento tem início, meio e fim e que a queda de cabelo é temporária. É preciso paciência durante o processo”.
Orientações: Antes de iniciar a quimioterapia converse com a Dra. Lisiane sobre os efeitos colaterais que você pode enfrentar. Algumas orientações podem lhe ajudar: - Corte seu cabelo (aos poucos ou tudo de uma vez). Isso lhe dará uma sensação maior de controle sobre a queda do cabelo e faz com que seja mais fácil manejar a perda de cabelo.
- Se preferir usar peruca, compre-a quando ainda tiver cabelos. Escolha uma que tenha um tom de cor parecido com o seu, que seja confortável e não machuque o seu couro cabeludo.
- Tome cuidado ao lavar a cabeça, use um shampoo suave, enxugue a cabeça com uma toalha macia e com movimentos suaves, não esfregue.
- Não utilize artigos ou produtos que possam machucar o seu couro cabeludo como chapinhas, secador elétrico, tinturas para cabelo ou produtos para fazer permanente.
Depois da queda do cabelo se recomenda que você: - Proteja a sua cabeça, especialmente o couro cabeludo que pode estar sensível, usando chapéu, turbante ou um lenço de cabeça.
- Não fique em ambientes com temperaturas muito baixas ou muito altas. Use sempre um bloqueador solar para proteger o couro cabeludo. - Fale sobre o que está sentindo e se estiver incomodando muito, procure ajuda psicológica. Muitas pessoas ficam chateadas, deprimidas ou envergonhadas quando o cabelo cai. Isso pode variar de pessoa pra pessoa.
- O importante é não deixar que estes sentimentos dominem a sua vida e algumas vezes conversar com um familiar, seu médico, um amigo ou até alguém que já teve a experiência poderão ajudar-lhe a enfrentar melhor este efeito colateral.
" No geral a queda de cabelos é mais temida para as mulheres, os cabelos estão ligados diretamente com a sua feminilidade. Mas, lembre-se mulheres, para ser feminina basta sua atitude, sua disposição, sua energia e beleza interior, depende de sua postura. Por isso, levante a cabeça, coloque sua peruca, ou seu lenço mais colorido e alegre, abuse na maquiagem, faça tratamentos de beleza, compre aquela roupa nova, sua auto estima depende só de você! "

Comentários